segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Exemplo a seguir

Na Dinamarca, três cidadãos, devidamente identificados, que se dedicam nos tempos livres à detecção de metais, descobriram próximo da cidade de Roskilde um importante tesouro viking, com cerca de 1500 objectos.

Em vez de esconderem o facto e procederem à venda do espólio em proveito próprio, alertaram o Museu local da sua existência, para que procedessem à sua recolha.
Isto demonstra um alto sentido de cidadania e respeito pelo Património, que a todos nos pertence, pelo que, foram elogiados pelo Director do Museu de Roskilde:
“Agiram correctamente declarando o achado ao Museu e permitindo a sua escavação. Muitos dos recentes achados mais importantes aconteceram graças aos aficionados do detetorismo, por isso estamos agradecidos pela sua colaboração”.
É um exemplo para todos aqueles que, quotidianamente, saqueiam o nosso território em busca de tesouros que depois são desmembrados e vendidos, sem que se saiba a sua proveniência, penalizando assim fortemente, em proveito próprio, o Património que é de todos.

1 comentário: