Museu Regional de Beja

Convento da Conceição
  
Sala do Capítulo

Edifício do Museu

O Convento da Conceição foi fundado em 1459 pelos infantes D. Fernando e D. Brites, pais do rei D. Manuel I. Ao longo do tempo o seu espólio foi enriquecido com obras de ampliação e beneficiação, oferecendo por isso uma riquíssima panorâmica acerca da arte gótica, manuelina e barroca, expressa na arquitectura, na ourivesaria, na azulejaria, na pintura, na estatuária ou na talha.


Estela da Abóboda
Idade do Ferro

ECCE HOMO
Séc. XV

Do edifício original chegaram aos nossos dias a Igreja, a Sala do Capítulo, e o Claustro. O espólio do Museu Regional de Beja, instalado neste local desde 1927, foi entretanto muito ampliado com colecções provenientes de outros conventos e palácios da cidade.

Entre o acervo do Museu, realçamos ainda o núcleo de pintura, composto por obras de mestres portugueses, espanhóis e holandeses, a secção lapidar, e a secção de Arqueologia, centrada essencialmente no período romano, muito rico nesta região.


A Colecção de Fernando Nunes Ribeiro
Coleção de Fernando N. Ribeiro

Em 1989, o Museu Regional de Beja, reabre o seu 2º piso com a exposição sobre a colecção arqueológica de Fernando Nunes Ribeiro, doada à cidade em 1987. Nela procura traçar-se uma panorâmica da arqueologia no Distrito de Beja. Pela sua riqueza, merecem particular destaque as colecções do Bronze do Sudoeste, da Idade do Ferro e da Época Romana.

Núcleo Visigótico

Núcleo Visigótico
A partir de 1991 o Museu passou a integrar a Igreja de Santo Amaro, antigo templo paleo-cristão, onde se instalou o Núcleo Visigótico, considerado um dos mais importantes da Península Ibérica.

Laboratório de Antropologia e Restauro de Materiais Arqueológicos e Pintura



Frontão Visigótico

Além de encerrar um espólio importante no que concerne à história do país e da região, o Museu Regional de Beja presta também o mais variado tipo de apoio às instituições que requerem a sua colaboração. É nesse sentido que já realizou inúmeras intervenções arqueológicas no distrito de Beja.

Galeria de Exposições Temporárias

Outra vertente do Museu prende-se com a preocupação em dar a conhecer parte significativa das suas reservas e colecções, com a realização de exposições contínuas na Galeria de Exposições Temporárias. Todos os anos são realizadas duas ou três exposições sobre várias temáticas.

Oficina de azulejaria
Sector Educativo

A partir de 1995, com a criação do Sector Educativo, o Museu tem feito um esforço no sentido de direccionar parte significativa da sua acção para as crianças e jovens do distrito. O objectivo é, por um lado, despertar nos mais novos o interesse pela história e património locais e, por outro, tornar o Museu um elemento cada vez mais interveniente na comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário