O Museu de Mértola tem como âmbito geográfico o Concelho de Mértola, integra 12 núcleos museológicos, e é representativo da evolução deste território ao longo dos tempos. Incorpora um importante acervo que inclui coleções de arqueologia, arte sacra e etnografia que abarcam 20 séculos de história, o que constitui um importante instrumento de divulgação patrimonial.
Casa Romana |
A Casa Romana corresponde à musealização das estruturas de uma habitação deste período e entre a coleção exposta destaca-se uma importante coleção lapidar e epigráfica e alguns objetos de cerâmica, vidro e metal datáveis entre os séculos I e IV d.C.
O núcleo museológico da Torre de Menagem/Castelo encontra-se em fase remodelação da exposição e brevemente integrará duas salas dedicadas à evolução histórica deste monumento e à presença da ordem de Santiago e uma sala de exposições temporárias.
Basilica Paleocristã |
Na Basílica Paleocristã encontram-se musealizadas as estruturas de uma basílica com ocupação entre os séculos V-VII d.C. e a exposição inclui uma importante coleção de lápides e outros objetos do mesmo período.
Mantas da Oficina de Tecelagem |
A Oficina de Tecelagem corresponde a um pequeno núcleo museológico onde se encontram reunidos objetos relacionados com este ofício tradicional e onde duas tecedeiras mantêm vivo todo o processo de transformação da lã.
![]() |
Ermida de S. Sebastião |
A Ermida e Necrópole de S. Sebastião integra uma ermida do século XV totalmente reconstruída e parte de uma necrópole romana dos séculos V e VI d.C.
Forja do Ferreiro |
A musealização de uma pequena oficina de ferreiro, instalada numa casa construída com técnicas tradicionais, que se conserva como a deixou o seu último ferreiro deu lugar ao núcleo museológico da Forja do Ferreiro.
Imagem de S. Sebastião Arte sacra |
Instalado na antiga Igreja da Misericórdia encontra-se o núcleo museológico de Arte Sacra que alberga uma coleção de esculturas em madeira policroma e alfaias litúrgicas dos séculos XVI ao XVIII d.C.
![]() |
Cena de Caça, séc. XI Arte islâmica |
O núcleo museológico de Arte Islâmica está instalado num edifício recuperado para o efeito, e integra uma importante coleção de cerâmica, metais, vidro, osso trabalhado, elementos arquitetó-nicos e lápides funerárias representativas dos séculos XI ao XIII d.C.
No circuito de visitas da Alcáçova são visíveis estruturas arqueológicas desde o século III/IV d.C. até finais do século XVI, onde se destaca o criptopórtico, o baptistério octogonal, o conjunto musivo dos séculos V/VI d. C. e um conjunto de habitações do período islâmico (século XII/XIII).
Casa do Mineiro |
A Casa do Mineiro, situada na Mina de S. Domingos, exibe a realidade física do espaço de vivência de uma família mineira onde é possível ver os objetos e perceber as suas memórias e os seus símbolos.
Mosteiro |
O Mosteiro, localizado a cerca de 20 km de Mértola, na zona do Pulo do Lobo, corresponde a um pequeno monasterium de tipo familiar recuperado e musealizado, onde é possível perceber a estrutura do edifício e a sua evolução histórica.
Alcaria dos Javazes |
O núcleo museológico de Alcaria dos Javazes, situa-se numa pequena localidade do Concelho de Mértola e alia a arquitectura tradicional a linhas modernas, criando um interessante espaço de exposição, perfeitamente enquadrado com a envolvente patrimonial e paisagística e onde se exibe uma interessante coleção de objetos do quotidiano.

Horário de funcionamento:
De 16 de setembro a 30 de junho, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 horas; de 1 de julho a 15 de setembro, das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00 horas. Encerra á segunda feira e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
http://museus.cm-mertola.pt
Belíssima vila. Onde gostei muito de estar. Onde fui muito bem recebido, nos museus, alojamento, etc. Recomendo vivamente!
ResponderEliminar