terça-feira, 4 de novembro de 2014

Minas Tecnologias e educação: Convergências


A Câmara Municipal de Mértola e a Fundação Serrão Martins têm o prazer de convidar V. Ex.ª a participar na Jornada interdisciplinar Mina de S. Domingos “Minas, tecnologias e educação: convergências”, a ter lugar no dia 7 de novembro, no Musical.
A Jornada Interdisciplinar é dedicada à história da Mina de São Domingos, dando ênfase às interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e a sua aplicação num contexto educativo/museológico. O enquadramento do tema é o seguinte: Durante cerca de um século, uma povoação originada pela exploração mineira vivenciou o encontro de culturas de dois países e os avanços tecnológicos da época, que foram aplicados nas infraestruturas e na própria extração e processamento das pirites: a Mina de São Domingos. Com o fim da exploração mineira, ficaram a nu, um passivo ambiental, cuja resolução constitui um desafio atual, e um património diversificado, que importa preservar. É sobre a história desta povoação mineira em particular, entre outras situadas ao longo da Faixa Piritosa Ibérica, que se pretende cruzar as visões de especialistas em áreas como a arqueologia, a geologia, a história, a história da ciência, a química, a sociologia e o urbanismo, com ênfase para as questões científicas, tecnológicas e ambientais, um contributo disponível para todos os que se interessam pelo tema e que pensamos de especial utilidade para profissionais de ensino e dos serviços educativos, na sua atuação com as comunidades.
A iniciativa enquadra-se na dinâmica de investigação e disseminação de resultados de um conjunto de instituições parceiras, como o Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CeHFCi), o Instituto de História Contemporânea (IHC) e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), e conta com o apoio da Fundação Serrão Martins e Câmara Municipal de Mértola.
Este seminário livre, ocupando manhã e tarde, integrará duas sessões de comunicações, com cerca de vinte minutos cada e uma visita guiada ao complexo mineiro.
O programa está disponível em www.cm-mertola.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário