quinta-feira, 15 de maio de 2014

Museu Municipal de Serpa - Noite dos Museus

Noite dos Museus
17 de maio de 2014 (sábado), 21h00
Museu Etnográfico de Serpa
Entrada livre


A Câmara Municipal de Serpa associa-se às comemorações da Noite dos Museus no dia 17 de maio de 2014 (sábado), a celebrar no Museu Etnográfico de Serpa.
A abordagem ao tema selecionado pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus) para 2014 - Museus: as coleções criam conexões - será efetuada através de um programa que articula as coleções do Museu Etnográfico, as tradições populares e os recursos naturais de Serpa com os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto “Jovens Criadores”, promovido pelo Musibéria, que se inspiram nessas valências.
O Museu Etnográfico abrirá as suas portas ao público pela noite dentro e será o palco para a apresentação de criações e performances por parte de artistas oriundos de diversos países.
Deste modo, reforça-se o papel dos museus como entidades vivas e dinâmicas, que possibilitam a criação de vínculos entre os visitantes, as gerações e as distintas culturas.

Programa

Manhãs de Cereália, de Sara Cunha
Ação performativa que consiste em iniciar a confeção de um vestido de trigo (mitológico, inspirado na deusa Ceres) no espaço do Museu Etnográfico.
A ação perdurará em 4 manhãs dos dias subsequentes, nos quais a artista irá concluir o vestido in loco.

O Padre Ridículo, de Eloísa Ascensão
SARRAZINA tem a honra de apresentar no Museu Etnográfico de Serpa, em estreia mundial, O Padre Ridículo, texto satírico e cómico inspirado nos contos da tradição oral alentejana.
Sejam muitíssimo bem-vindos ao minipavilhão ambulante SARRAZINA, teatro de bonecos itinerante, aberrante e interessante!

Diga lá, Sr. António!, documentário de Marta Belo
Uma curta-metragem que viaja pelas memórias pessoais do meu vizinho António Rodrigues, um homem cuja vida está intimamente ligada ao campo.

Abstrações sobre o Horizonte, de Yaw Tembe
Peça improvisada que propõe uma viagem sonora pela planície.

Com Yaw Tembe (fiel recording e eletrónica), Fabricio Amaya (guitarra) e Eloísa Ascensão (projeções).

Sem comentários:

Enviar um comentário