quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

1º ENCONTRO DA REDE DE MUSEUS DO DISTRITO DE BEJA


 Teve lugar em Castro Verde no passado dia 23 de Janeiro o 1º Encontro da RMDB., que contou com cerca de 120 inscrições de público muito diversificado.


Do programa fazia parte uma homenagem ao Dr. Cláudio Torres por parte dos diversos Museus da Rede, tendo o Miguel Rego feito o elogio do homenageado, tendo-lhe sido entregue no final uma pequena lembrança.

Seguidamente o Dr. Cláudio Torres falou-nos de Museologia e sua experiência museológica em Mértola com a comunicação 

Ainda na sessão da manhã foram discutidas as experiências de de diversas Redes de Museus, através de alguns dos seus membros, Lígia Rafael (RMDB), Maria de Jesus Monge (RMAlentejo), José Gameiro (RMAlgarve) e Clara Camacho (Redes Europeias).


Na sessão da tarde teve lugar uma Mesa Redonda com o tema: "Formas de representação e novos diálogos museológicos - o confronto material/imaterial". Do painel de discussão moderado por Susana Correia, faziam parte Ana Paula Amendoeira (Diretora Reg. de Cultura do Alentejo), Paulo Lima (Casa do Cante), Paulo Costa (Deptº Património Imaterial da D.G.P.C.) e Maria João Lança (Museu da Luz).


No fim da sessão os interessados deslocaram-se à povoação de Almeirim onde foi inaugurado o Núcleo Museológico A Minha Escola.
De salientar neste Encontro a notória adesão de público e o aceso debate suscitado no decurso da Mesa Redonda onnde, apesar do tempo alargado de que dispunha, muito terá ficado por debater.

Sem comentários:

Enviar um comentário