terça-feira, 13 de novembro de 2012

Apresentação oficial da RMDB

O Grupo Coordenador da RMDB foi recebido nos dias 15 e 30 de Outubro, respectivamente, pela Sra. Directora Regional de Cultura do Alentejo e pela Direcção Geral do Património Cultural, na pessoa do Dr. Manuel Bairrão Oleiro.

Em ambas as reuniões foi louvada a inciativa da criação da RMDB, com particular relevância à forma como foi criada, a partir de uma iniciativa dos técnicos dos diferentes Museus.


Ambos os orgãos se disponibilizaram a auxiliar-nos naquilo que precisássemos, na medida do possível, com particular ênfase na questão da formação, disponibilizando um ou mais técnicos nas áreas que considerássemos prioritárias. Outro aspecto importante foi a disponibilidade e interesse de ambos em divulgar as iniciativas da RMDB.

Relativamente à exposição em preparação, ambos mostraram empenho em recebê-la, tanto na Delegação Regional em Évora, como em Lisboa, provavelmente, num dos Museus Nacionais aí existentes, após a conclusão do seu percurso pelos Museus que actualmente integram a RMDB.

A Direcção Geral solicitou ainda o envio regular de todas as actividades da Rede, no sentido de proceder à sua divulgação nos respectivos sitios de Internet.

Depois desta recepção tão positiva sentimos que devemos envidar esforços no sentido de levar a bom termo a exposição em preparação e que tentará dar uma visão conjuntural do universo museológico do Baixo Alentejo, bem como do seu património e que servirá, ao mesmo tempo, para consolidar esta Rede de Museus e divulgar o património do distrito de Beja.

Sem comentários:

Enviar um comentário