Aljustrel



O Museu Municipal de Aljustrel é um museu polinucleado, que tenta documentar através dos seus núcleos, a evolução das actividades económicas e das relações sociais neste concelho através dos tempos, de forma a perpetuar a memória e identidade do seu povo.
O Museu conta actualmente com quatro núcleos.

Sala Mineração Romana





O Núcleo de Arqueologia, situado na vila de Aljustrel, é também a sede do Museu Municipal. Para além dos serviços de apoio, conta com 5 salas de exposição permanente e 1 sala de exposições temporárias.


Compressor de 1928


O Núcleo da Central de Compressores, situado em Aljustrel junto ao Bairro de Valdoca, possui um importante conjunto de Arqueologia Industrial que era utilizado na produção de ar comprimido para o interior da mina.
Visitas com marcação antecipada.

Moinho do Maralhas




O Núcleo do Moinho de Vento, situado em Aljustrel no Cerro da Amadora, é um dos dezassete moinhos de vento que existiam em volta da Vila na primeira metade do séc. XX. Este (Moinho do Maralhas) foi objecto de recuperação e pode ser posto a funcionar.
Visitas com marcação antecipada.



O ciclo do pão
 O Núcleo Rural de Ervidel, situado na freguesia de Ervidel, é dedicado à etnografia rural e compõe-se de 3 sectores, um dedicado à apicultura, uma reconstituição de uma casa rural (quarto e cozinha) e um outro que tenta mostrar as diversas fases do ciclo do pão, desde a sementeira do trigo até à obtenção do produto final, o pão.



CONTACTOS:
Tlf: 284600170 ou 070
e-mail: museu@mun-aljustrel.pt
Blog: museu-aljustrel.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário