Vidigueira

Museu Municipal de Vidigueira


Apresentação
O Museu Municipal de Vidigueira localiza-se na Praça Vasco da Gama, em Vidigueira, e encontra-se instalado no edifício da antiga Escola Primária Vasco da Gama, remodelada e adaptada a espaço museológico.
Neste espaço museológico vemos retratada a história do ensino primário no concelho, desde a inauguração do edifício da escola, em 1883, até ao final da sua utilização como estabelecimento de ensino em 1992 e, permite-nos obter uma visão do quadro económico das décadas de 30 e seguintes do século XX, através dos ofícios, comércio, agricultura e pequena indústria do concelho.
A exposição permite reconstituir a história local de ofícios e profissões exercidos por um conjunto de artesãos e pequenos proprietários que, não desempenhando as tarefas habitualmente exercidas pela maioria da população, as agrícolas, constituíam uma importante parte do tecido social da época.
Sala de aula
Mercearia
Serviço Educativo

Visitas guiadas

- Visitas guiadas 
- Exposições temporárias
- Clube de Amiguinhos do Museu
- Rota histórica “No Condado dos Gamas”
- Percurso pedestre pelos Monumentos de Vidigueira
- Projecto educativo “Objectos e histórias com Vida”:
   “Um dia na Escola dos Nossos Avós”
   “Histórias de Fazer Pão”    
   “Bate Bate Sapateiro”
Clube de Amiguinhos
  “Um Aferidor, o que é?”
  “Na Rota de Vasco da Gama”   

Percurso pedestre

Rota histórica “No Condado dos Gamas”
  
Por carta régia de 29 de Dezembro de 1519, o rei D. Manuel concedeu a Vasco da Gama o título de conde da Vidigueira, com todas as honras, direitos e privilégios, tendo o almirante passado a residir aqui, com a família, até à data da partida para a sua última viagem à Índia, onde veio a falecer, em 1524, na cidade de Cochim.
A rota, lançada pelo Museu Municipal no ano de 2008, consiste numa visita guiada e comentada a este património pleno de memórias e história.   
S. Cucufate

A unidade paisagística desta planície norteada pela serra do Mendro, caracteriza-se pela riqueza das villae romanas, pela solidão das ermidas e capelas, pela imensidão dos vinhedos, sentida no ecoar do cante do vinho do trabalho tirado da talha ao cair da noite. Aqui viveu e escreveu Fialho de Almeida “O País das Uvas”, obra literária que tão bem ilustra a história da vida no Alentejo.
 
Museu Casa do Arco
É esta a paisagem de encantos e recantos, de odores e sabores, que o convidamos a descobrir, numa visita guiada e comentada, ao som da história, “No Condado dos Gamas”.

Locais a visitar: Museu Municipal de Vidigueira, Museu Casa do Arco, Ermida de S. Rafael, Quinta do Carmo (antigo Convento Carmelita), Torre de Menagem, Torre do Relógio, Villa Romana de S. Cucufate, Casa de Fialho de Almeida (exterior) e visitas a adegas.

Adega

Nota: Almoço, transporte e prova de produtos incluídos; a realizar ao Sábado mediante marcação (284437408); mínimo de 8 participantes.


Contactos
Praça Vasco da Gama, 1
7960-227 VIDIGUEIRA


Tel. 284437408

Torre de Menagem

E-mail: museumvidigueira@cm-vidigueira.pt

Horário
Verão [Abril a Setembro]
3ª a 6ª feira – 9h30m às 18h
Sábado e Domingo – 10h às 18h


Inverno [Outubro a Março]
3ª a 6ª feira – 9h30m às 17h
Sábado e Domingo – 10h às 17h


3 comentários:

  1. Gostaria de saber o porque de o site do museu municipal de Vidigueira ter "DESAPARECIDO" literalmente da internet. Era muito útil a quem queria visitar o museu e com informações preciosas quanto a rota dos gamas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa questão deverá ser colocada à Câmara Municipal da Vidigueira ou ao próprio Museu através dos contactos aqui existentes. Muito obrigado e cumprimentos.

      Eliminar
    2. O site foi mandado retirar pelo Sr. Presidente do Município, Manuel Narra, por causa dos custos inerentes ao mesmo, quer eram de apenas 50€ por ano.

      Eliminar